A pirâmide de estilo

A "pirâmide de estilos" está relacionada com uma regra prática comum nos negócios chamada "Princípio de Pareto" ou a regra 80/20 que faz uma observação básica:

Na maioria dos eventos, 80% dos efeitos perceptíveis provêm de 20% das causas conhecidas.

Por outras palavras, em quase todos os sistemas existem apenas alguns elementos tangíveis que estão realmente a impulsionar as coisas. Os restantes fazem pequenas diferenças localizadas. São importantes - mas não fazem a maior parte do trabalho.

Na moda, há três qualidades que determinam quase todos os efeitos do seu guarda-roupa na sua aparência: Ajuste, tecido e função.

Estes três elementos constituem a "pirâmide do estilo" - as características que definem uma peça de vestuário, para o melhor e para o pior.

Vamos analisá-las com mais pormenor.

1. a pirâmide de estilo - Fit

Dos três aspectos da pirâmide de estilo, Em forma é talvez o mais crítico.

Um bom ajuste é aquele que não se limita a deslizar sobre o corpo sem desconforto - é aquele que é feito à medida para favorecer a sua estrutura, realçando as características que pretende chamar a atenção e minimizando as que pretende ocultar.

Comprimentos da sua peça de vestuário

As mangas e os punhos das calças são os locais mais comuns para um mau comprimento, mas as bainhas das camisas e dos casacos também podem ser um problema.

Em geral, o vestuário deve respeitar as seguintes directrizes:

Os punhos das calças devem passar por cima da parte superior do calçado com que são usadas.

Os punhos das camisas devem cobrir o osso grande na parte superior externa do pulso quando os braços estão soltos.

As caudas das camisas devem ficar pelo menos 2,5 cm para dentro das calças com que são usadas (é preferível 2,5 cm ou mais).

Os punhos devem parar cerca de meio centímetro mais curtos do que os punhos da camisa, normalmente na base do osso grande do pulso.

As bainhas dos casacos devem cair o suficiente para cobrir a curva superior das nádegas de um homem quando este está parado.

A pirâmide de estilo permite sempre algum espaço para o gosto pessoal, mas estas são directrizes ideais para principiantes. Tudo o que se desvie substancialmente delas é uma experiência estilística que requer uma avaliação cuidadosa.

Largura

Corpos diferentes necessitam de larguras muito diferentes, o que pode ser um problema quando se compra vestuário em tamanhos simplistas como Pequeno e Grande. Muitos homens necessitam de pequenas alterações para que o vestuário pronto a usar fique dentro de parâmetros confortáveis.

As pernas devem afunilar ligeiramente desde a coxa até ao tornozelo, seguindo a espessura da perna, não devendo estreitar-se e alargar-se de novo.

As cinturas devem ser suficientemente apertadas para que não possam ser vestidas e despidas sem abrir o fecho das calças. As cinturas usadas com suspensórios devem ser ligeiramente mais largas do que as usadas com cintos.

A virilha e o assento de um par de calças não devem ficar pendurados mais do que cerca de meio centímetro em relação à pele por baixo. Um pequeno descaimento no assento ou na virilha contribui muito para que as calças fiquem com mau aspecto.

As camisas devem seguir os contornos do peito - afuniladas em direcção à base para os homens esguios; de lado direito para os homens robustos.

Os punhos das camisas devem ser suficientemente apertados para que seja necessário desabotoá-los para os tirar.

Os colarinhos devem tocar ligeiramente na pele (mas não beliscar) quando o botão do colarinho é apertado.

Os ombros de um casaco devem terminar precisamente no ponto em que o ombro do corpo vira para baixo, para o bíceps. A costura dos ombros não deve pender para o braço ou terminar a meio do ombro.

Os casacos podem afunilar na cintura ou cair a direito, mas em qualquer dos casos, devem abotoar sem ficarem soltos no tronco ou esticados.

Normalmente, é possível ter uma boa noção se a largura de uma peça de vestuário está ou não correcta apenas pela sensação que se tem ao usá-la.

Se o tecido estiver a apertar e a enrugar porque está a ser demasiado esticado ou a balançar porque está demasiado solto, vai precisar de ser ajustado.

Um ajuste demasiado apertado ou demasiado largo é desconfortável e inestético e deve ser a sua principal prioridade.

2. a pirâmide de estilo - Tecido

Quando compra um fato feito à medida, a maioria dos alfaiates fixa o preço com base no tecido que selecciona. Isto deve dar-lhe uma ideia da importância da selecção do tecido, que é o aspecto mais fundamental na construção de uma peça de vestuário.

O tecido utilizado pode afectar muitos aspectos de uma peça de vestuário, incluindo o seu peso e textura - mas também a forma como se veste no corpo, a sensação após horas de uso prolongado e os cuidados necessários.

A maior parte da roupa de homem é feita de lã ou de algodão, pelo que deve familiarizar-se com as propriedades de alta qualidade de ambos.

A lã de ovelha é o material de base dos fatos, casacos e calças de homem. Existe em milhares de pesos e tecidos diferentes e pode ser utilizada para muitos fins diferentes.

Clique aqui para saber tudo o que precisa de saber sobre a lã.

A lã é mais quente do que o algodão e tem um caimento mais suave sobre o corpo, mas também é mais cara de produzir e requer uma limpeza e manutenção mais cuidadosas.

Os fatos, casacos e calças feitos de lã são normalmente medidos com uma "finura" de dois ou três dígitos. Os worsteds mais suaves, chamados "superfines", variam entre os 100 e os 100 dólares, enquanto os fatos mais robustos tendem a situar-se entre os 70 e os 100 dólares. Qualquer coisa acima de 150 dólares está a entrar no território dos artigos de luxo e pode ser demasiado propensa a vincos e danos para o uso prático do dia-a-dia.

Algodão

Alguns artigos muito casuais, como as t-shirts e as sweatshirts, são feitos de algodão de malha em vez de tecido, o que cria uma peça de vestuário mais solta, mais macia e mais disforme.

Por vezes, o algodão é medido através da "contagem de fios", mas este número é frequentemente impreciso ou enganador. O "toque" de uma camisa é um indicador mais exacto da sensação que terá no corpo.

Clique aqui para uma análise mais aprofundada do algodão na roupa de homem.

As camisas sociais e as calças mais casuais para homem são geralmente feitas de tecidos de algodão.

As melhores camisas são 100% algodão, de preferência algodão "longstaple" (Sea Island, Pima e alguns algodões egípcios). Os tratamentos anti-rugas podem torná-las mais convenientes para viajar, mas também podem torná-las mais rígidas e menos confortáveis. Visualmente, o melhor aspecto virá sempre de uma camisa de algodão não tratada, mas bem engomada.

Sintéticos

O nylon é bom para casacos e o poliéster pode dar uma camisa casual aceitável, mas as suas roupas mais bonitas devem ser feitas de algodão e lã.

A maior parte dos tecidos artificiais não são adequados para a confecção de vestuário.

A excepção são as misturas de lã ou algodão que incorporam uma quantidade muito pequena de um sintético resistente ao bolor para maior durabilidade. Estas misturas devem continuar a ter o mesmo caimento da fibra natural, desde que as fibras artificiais não representem mais do que um ou dois por cento da mistura, no máximo.

3. a pirâmide de estilo - função

Esta pedra angular é a mais simples do trio: olhe para o seu vestuário e depois pense no seu objectivo.

É para ser formal, casual de negócios ou casual versátil? É o uniforme certo para o trabalho?

O vestuário deve funcionar como uma ferramenta para melhorar a sua capacidade de atingir os seus objectivos imediatos. Como é que isto pode falhar? Digamos que se vestiu demasiado bem para um almoço informal de networking. Pode estar impecável, mas é provável que menos pessoas se aproximem de si e muitas podem achá-lo pretensioso.

Mesmo que domine o resto da pirâmide de estilo, tem de se certificar de que o vestuário em que investiu é apropriado para si e para a mensagem que quer enviar ao mundo. Quer seja para um emprego ou um passatempo, tem de se concentrar nas características que quer mostrar no seu vestuário.

Para resumir, os homens não podem fugir a nenhuma das três pedras angulares da Pirâmide do Estilo: o ajuste determina até que ponto as suas peças de vestuário complementam o seu tipo de corpo, o tecido pode ter implicações na manutenção e nos fundos necessários e a função representa o objectivo do seu investimento.

O ideal seria que todos eles recebessem o mesmo tratamento. No entanto, se tiver recursos limitados e precisar de estabelecer prioridades, siga a nossa ordem (Ajuste>Função>Tecido) Quando aprenderes isto, serás um mestre da roupa masculina.

Clique aqui para ver o vídeo - A pirâmide de estilo

Rolar para o topo