- Guia do cavalheiro para a reparação simples de vestuário
- Introdução às alterações de vestuário
- Avaliar o seu guarda-roupa
- Os 3 ingredientes de uma alteração bem sucedida
- Um alfaiate ou uma costureira qualificados
- Subsídio de vestuário
- Limites da proporção
- Alterações comuns & Nível de habilidade
- Alterações de habilidades básicas
- Alterações de habilidade médias
- Alterações de alta competência
- Alterações especializadas
- Irreparável
- Alterações em movimento
Guia do cavalheiro para a reparação simples de vestuário
Este artigo desmistifica a costura e a alteração do seu próprio vestuário para o homem comum.
Encontrar o alfaiate certo ou decidir consertar as suas roupas por si próprio são temas abordados aqui.
Introdução às alterações de vestuário
É muito provável que alguns dos seus amigos mais próximos não usem nada que tenha sido arranjado por um alfaiate experiente. É muito mais provável que esses homens não tenham arranjado as suas próprias roupas. Será que algum dos seus amigos sabe como arranjar um joelho roto ou talvez até um botão solto na camisa? A maioria dos homens de hoje não leva uma peça de roupa ligeiramente imperfeita ao alfaiate ou arranja-a eles próprios.
Um cavalheiro com recursos deve aprender a usar uma agulha e uma linha. Desta forma, estes pequenos problemas podem ser resolvidos antes de necessitarem da ajuda de um alfaiate profissional. Ensinei dezenas de amigos homens a usar uma simples linha e agulha e a fazer alguns arranjos rápidos e a maioria aprende com bastante facilidade.
A maior parte destes homens não quer deitar fora uma camisa em perfeitas condições por causa de um rasgão feio ou de um botão em falta. No entanto, como se estivessem desligados de toda a lógica e razão, não querem arranjá-la eles próprios antes de aprenderem o básico.
Se esta é a sua abordagem a problemas menores, está na altura de reaprender esse tipo de sensibilidade. Não vai parecer inteligente se uma costura no ombro da sua camisa se romper e a deixar a desfiar.
Por último, o que é que pode ser mais castrador do que empurrar as suas necessidades de pequenas alterações para uma mulher em casa? Aprender a costurar torna-o mais engenhoso, poupa-lhe dinheiro e pode até poupar-lhe algum stress.
Avaliar o seu guarda-roupa
Três regras simples:
Prepare-se para tomar decisões difíceis por si próprio. O seu guarda-roupa diz algo sobre a sua experiência individual. Como já passou por isso, só você sabe quais os artigos que valem ou não o espaço no seu armário.
Se precisarem de ser reparadas, reserve tempo na sua agenda para as mandar arranjar ou para as reparar você mesmo. Quer que o seu armário seja um conjunto apenas do seu melhor, mesmo que tenha apenas cinco camisas ou até cinquenta. Mantenha sempre as camisas sentimentais na sua colecção, mas conserve-as se tenciona usá-las nos próximos anos.
Conheça os seus limites. Saber o que pode ser feito e o que não pode pode pode acabar por lhe poupar bastante tempo e dinheiro. Vale a pena o seu armário cheio de fatos herdados ou em segunda mão que são demasiado grandes nos ombros? Vale a pena agarrar aquele último blazer VBC em saldo que está apenas um pouco apertado no tronco?sobre o casaco desportivo que tem 5 cm a mais?
Um alfaiate pode voltar a vestir aquelas calças que se tornaram demasiado justas e salvar o casaco que se rasgou um pouco, mas não pode redesenhar milagrosamente um fato que não lhe serve. Isto leva-nos ao ponto seguinte.
Seja selectivo. Doe ou, de alguma forma, elimine as roupas que são irremediáveis devido ao uso, que estão obsoletas na moda ou que não valem a pena a revisão completa num reequipamento profissional. De certa forma, eliminar a desordem no seu guarda-roupa é fazer alterações. O tempo que demora a debater consigo mesmo para usar aquele Armani dos anos 80 às riscas é melhor gasto a seleccionar peças intemporais que não só lhe servem hoje, como sãoem bom estado de conservação.
Alterações
O comprimento das mangas, o excesso de blusa à volta do tronco e o espaço demasiado grande ou demasiado pequeno no assento das calças podem ser ajustados até um certo ponto. É provável que possa salvar muitas das peças de vestuário que não lhe servem no seu guarda-roupa, mandando-as simplesmente alterar paraPode fazer isto de duas maneiras.
A primeira é encontrar a camisa ou o par de calças da sua colecção que lhe assenta melhor. Peça ao alfaiate ou à costureira que adapte as suas camisas maiores a esse padrão. Caso contrário, prepare-se para tirar algum tempo do seu dia para ficar bem ajustado antes de colocar uma ou todas as suas peças no cepo.
No entanto, há alguns perigos a evitar antes de tomar a decisão de alterar as suas peças de vestuário. O custo de fazer todas as alterações necessárias a uma peça de vestuário pode muito bem exceder o que pagou por ela. Isto deve-se, em parte, à falta de costureiras e alfaiates qualificados. Talvez o fato tenha sido um roubo quando o comprou e perceber que precisa de ser alterado pode ser considerado um custo perdido.Não se esqueça de usar o seu discernimento.
Não quer reservar tempo e ir até ao alfaiate apenas para perceber que o seu fato não pode ser arranjado ou ajustado a partir de um determinado ponto. Um casaco que é dois centímetros demasiado curto muitas vezes não pode ser aumentado devido à falta de tecido e/ou à estrutura da peça que não o permite.milagres - mas o profissional de costura médio está limitado na sua zona de conforto.
É por isso que encontrar o melhor alfaiate é tão crucial. Nenhum alfaiate vai admitir que é um mau enfiador de linha. Em vez disso, pode aprender da maneira mais difícil através da utilização dos seus serviços. Alguns farão promessas que não podem cumprir, perderão prazos a tentar descobrir como resolver o seu problema, não responderão às suas perguntas específicas com aVale a pena perguntar por aí, usar o Yelp ou consultar vários alfaiates antes de tomar a sua decisão final.
Os 3 ingredientes de uma alteração bem sucedida
Para tal, encontrar o melhor alfaiate para o trabalho é um processo por si só. Aqui estão os passos para colocar o seu vestuário em boas mãos. Existem três variáveis que fazem com que qualquer alteração de vestuário seja bem sucedida. Uma alteração bem feita tem tudo a ver com o nível de competência da pessoa que faz o trabalho, se a peça de vestuário tem ou não o tecido para a alteração e, finalmente, como a alteração seráafectam as proporções da peça de vestuário.
Um alfaiate ou uma costureira qualificados
O termo "alfaiate" perdeu quase todo o seu verdadeiro significado desde que a cultura do "lavar e vestir" se tornou uma prática corrente nos últimos cinquenta anos. As tendências recentes mostram que até os líderes do sector estão a recuar ultimamente. A alfaiataria refere-se a um conjunto de técnicas específicas de costura à mão e à máquina e de prensagem que são únicas para a construção de fatos tradicionais.a apenas fatos porque a indústria evoluiu com exigências mais modernas.
A experiência nem sempre é sinónimo de competência, pelo que é necessário ter uma atitude mais assertiva e exigente quando se entra na loja.
Se o alfaiate estiver à altura do seu pedido e se tiver recebido um trabalho de qualidade, terá encontrado um alfaiate de qualidade, que é cada vez mais difícil de encontrar. Aqui estão sete passos para encontrar esse alfaiate.
- Educar-se. Não tenha medo de fazer as perguntas pormenorizadas necessárias e de levantar objecções quando achar que alguém está a mentir.
- Procurar recomendações. Tal como já referi anteriormente, aceite as recomendações de amigos e familiares, mas com cautela. Este empreendimento não será exactamente igual a outros, devido à individualidade inerente à alfaiataria personalizada. No entanto, as recomendações são um óptimo ponto de partida e podem alertá-lo para informações que de outra forma não estariam disponíveis.
- Testar as suas capacidades de comunicação. A comunicação é a chave para obter exactamente o que pretende. Nesta altura, já sabe comunicar eficazmente o que pretende e o alfaiate deve corresponder a isso quando repetir a sua encomenda. Quando o visitar, deve dar-lhe um período de tempo razoável para discutir as suas necessidades. Este é um grande investimento, não se sinta apressado ou pressionado se o puder evitar.
- Perguntar ao alfaiate qual é o seu melhor resultado pessoal. Sim, isto pode parecer exigente, mas agora não é altura de ser tímido. Um alfaiate só deve ficar satisfeito quando o cliente estiver satisfeito. Se o cliente não estiver satisfeito com a peça, o alfaiate deve trabalhar para ir ao encontro das expectativas ou devolver-lhe o dinheiro. Já vimos muitos casos de homens empurrados para estilos e ajustes que não eram o seu projecto original. Um alfaiate deve oferecer orientação, mas o aspecto de um homem é deledecisão isolada.
- O alfaiate ou a costureira percebe de estilo? Isto não deve ser um obstáculo, mas sem ele terá de ser mais explícito quanto ao que pretende. Não parta do princípio de que a pessoa que está a trabalhar na roupa consegue dar o "salto" entre pontos não especificados. Um alfaiate experiente deve apontar erros/problemas com os seus pedidos se estes quebrarem a estética comum do estilo ou do padrão.
- Examinar o seu trabalho manual. Não olhe apenas para o exterior, mas também para a costura interior e para o trabalho de costura. Confirme o seu trabalho com outra peça de alfaiataria resistente ou com fotografias pormenorizadas do trabalho de costura à medida, tal como deve ser feito. Os pormenores fazem toda a diferença no seu melhor aspecto.
- Disponibilidade. Quando se descobre, uma semana antes do casamento, que se está um pouco grande demais para o fato que outrora lhe servia bem, quer-se alguém que o possa ajudar num instante.
Se for a Singapura, tenha cuidado com as práticas duvidosas dos alfaiates locais. Para desenvolver um ponto mais importante, um alfaiate local segue um modelo de negócio simples: o bom trabalho fala por si. Os truques e os negócios raramente se aplicam.
Subsídio de vestuário
Quer se trate de alargar uma manga ou de abrir um par de calças, se não houver excesso de tecido, o alfaiate fica de mãos atadas. Certifique-se de que, quando compra uma peça de vestuário e espera mandá-la alargar, há pelo menos três quartos de polegada a uma polegada e um quarto de excesso de tecido ao longo das costuras.
Isto é normal na maior parte das roupas novas, mas se comprar em lojas de segunda mão ou receber algo personalizado, tenha cuidado. Para uma constituição atlética, um bom alfaiate fará o fato com o máximo de tecido extra possível sem "encher" as costuras. Isto permite-lhes abrir o peito do casaco 5 cm sem terem de comprar um casaco novo.
Limites da proporção
Mesmo que tenha as duas primeiras variáveis cobertas, pode ainda estar limitado a uma boa alteração, dependendo da proporção. Um cavalheiro com menos de 1,80 m descobrirá que o seu alfaiate pode encurtar o seu casaco em cinco centímetros, mas não pode reposicionar os bolsos. A proporção também pode afectar o cavalheiro magro.ponto em que o vestuário perde o seu design convencional.
Alterações comuns & Nível de habilidade
Alterações de habilidades básicas
A reparação destes problemas não é muito dispendiosa e pode ser feita por si com a ajuda de um amigo que saiba costurar ou de um manual de boa reputação.
- Botão e braçadeira; substituição do fecho de correr
- Comprimento da perna da calça
- Comprimento da manga do casaco (botões que não funcionam e braçadeira; sem forro)
Alterações de habilidade médias
O custo é um pouco mais caro do que os anteriores, mas vale sempre a pena se for o que precisa para ajustar a sua peça de vestuário.
- Comprimento das mangas do casaco (botões que não funcionam e braçadeira; forrado)
- Correcção do enrolamento do pescoço
- Aumentar ou abrir o tronco de um casaco
- Trazer ou abrir um par de calças
- Pernas das calças afuniladas
- Encurtar a manga de uma camisa
- Substituição de um colarinho de camisa
- Adicionar dardos
- Afunilamento da camisa
Alterações de alta competência
Estas alterações são dispendiosas, por isso, certifique-se de que encontrou um alfaiate de confiança antes de as efectuar.
- Comprimento da manga do casaco (botões de trabalho e braçadeira; forrado)
- Comprimento do casaco
- Rodar a manga do colete (correcção da inclinação do braço)
- Revestir o casaco
- Reduzir os ombros das camisas
- Reentrelaçamento - repara pequenos buracos utilizando tecido encontrado noutro local do fato para criar um remendo invisível; limitado apenas a pequenos buracos.
Alterações especializadas
Estas alterações são muito dispendiosas, pelo que, em alguns casos, poderá ser melhor optar por um fato novo. A menos que viva numa grande cidade, terá de enviar a sua peça de vestuário para um alfaiate especializado.
- Qualquer coisa que ajuste os ombros - isto é muito delicado, uma vez que o alfaiate está a alterar todo o "aspecto" da peça. É muito possível que lhe sirva melhor, mas pode já não parecer bem.
- Alterar a postura de um casaco - trata-se de ajustar a forma como a frente e as costas do casaco estão ligadas, o que é muitas vezes necessário se um homem estiver demasiado erecto ou curvado.
Irreparável
É geralmente aceite que os alfaiates não podem resolver estes problemas graves. É altura de encontrar um novo fato nestes cenários.
- Rasgos longos no tecido que não seguem a costura
- Furos com mais de uma polegada e meia de circunferência
- Danos causados por abrasão intensa ou desgaste dos fios
- Enfraquecimento grave das fibras causado por exposição alcalina ou ácida
- Tecido queimado (devido à passagem a ferro)
Alterações em movimento
Aprenda a costurar você mesmo
Quer fazer alterações você mesmo? Está interessado em aprender a fazer a sua própria roupa? Quer uma competência cuja procura só tende a aumentar à medida que os grandes alfaiates de outrora se reformam e poucos são os que os substituem? Bem, encorajamo-lo abertamente a juntar-se a nós.
Para uma leitura mais aprofundada, recomendo vivamente a visita ao sítio Web e a leitura dos livros do Sr. David Coffin; ele faz um excelente trabalho ao ensinar as bases da costura e tópicos avançados, como a confecção das suas próprias camisas e calças.
Kit de costura de emergência
Alguns dos maiores exemplos da Lei de Murphy acontecem com o vestuário. Você ou um colega vão precisar de agulha e linha na pior altura possível. É aqui que vale a pena estar preparado. As lojas vendem kits pré-embalados, mas eu evito-os porque são chiques e demasiado caros. Muitas vezes contêm um par de tesouras sem valor, uma ferramenta de enfiar e mais linha do que aquela de que precisa.
Em vez disso, leve o seu próprio kit - algumas agulhas de vários tamanhos, dois metros de linha preta e branca e alguns botões de vários tamanhos. Este kit deve ser guardado num local onde possa confiar que se vai lembrar.