Olhe à sua volta. Quantos dos seus colegas usam gravata?

Todos eles?

Alguns deles?

Talvez nenhum deles?

É difícil avaliar a necessidade de gravatas para homem em 2020, quando cada homem trabalha num ambiente diferente com expectativas de uniforme diferentes.

Como é que se pode saber se é necessário usar gravata quando cada local de trabalho e evento social tem as suas próprias regras?

É um tema polarizador - e é o que estou a abordar na batalha de estilo de hoje: Gravata vs Sem Gravata.

Vamos lá preparar-nos para a luta!

A The Dark Knot foi fundada com base nos princípios fundamentais de fornecer ao mercado gravatas de homem luxuosas e elegantes e vestuário de negócios casual a preços incrivelmente acessíveis.

Clique aqui para descobrir a fantástica gama de acessórios para homem com estilo da The Dark Knot e obter envio gratuito para os EUA, Reino Unido, Austrália e destinos seleccionados - juntamente com uma garantia de reembolso de 30 dias e devoluções de 60 dias.

De acordo com a ABC News, uma sondagem da Gallup revelou que 67% dos homens nunca usam gravata no trabalho, optando por um vestuário de trabalho mais informal.

E num post que vi no Reddit, um utilizador afirmou:

Eu uso sempre gravata, mas não gosto das pessoas que não se vestem de acordo com a ocasião. Alguém se vai casar e não pode usar gravata?

Uma declaração forte, para dizer o mínimo.

Então, como é que a maioria dos homens americanos tende a aderir a um vestuário casual de negócios, mas a opinião pública parece continuar a considerar a gravata como uma adição valiosa ao guarda-roupa de qualquer homem?

Hoje vamos descobrir isso no derradeiro confronto entre o colarinho aberto e a gravata formal.

Gravata vs Sem Gravata: Ronda 1 - Atracção

Pro: As mulheres adoram gravatas

Quer seja para usar gravatas no trabalho ou em eventos formais - o facto é que as mulheres adoram gravatas em 2022.

Uma gravata dá-lhe um ar profissional que o coloca acima da média dos homens que usam calças de ganga e camisa.

As mulheres adoram um homem de fato e gravata. Ponto final.

Mas não acredite apenas na minha palavra - ouça a ciência.

O renomado psicólogo C. Nathan DeWall, da Universidade de Kentucky, entrevistou 400 mulheres e descobriu que o status social de um homem pode afetar diretamente o nível de atração de uma mulher por você.

Isso significa que todos os homens têm de viver numa mansão e conduzir um Rolls Royce para encontrar uma mulher? De modo algum.

É tudo uma questão de percepção de classe - vista-se de acordo com essa percepção e transmitirá instantaneamente um ambiente de alta sociedade. Usar uma gravata pode ser uma excelente forma de o conseguir, uma vez que cada vez menos homens são vistos a usá-la em 2022.

De facto, um estudo de 2016 da bows-and-ties.com concluiu que 72% das mulheres ficam excitadas quando um homem usa gravata num encontro.

Não estou a dizer que as gravatas garantem o sucesso de um encontro nocturno, mas parece que ajudam a aumentar as suas hipóteses junto de mais de 70% das mulheres. Com uma taxa de sucesso destas, seria um idiota se não optasse por uma gravata.

Contra: As gravatas dos homens são um desinteresse

É sabido que um fato bem ajustado faz para as mulheres o que a lingerie faz para os homens. No entanto, a gravata não tem de fazer parte da equação.

Há quem diga que uma gravata pode arruinar as hipóteses de um homem conseguir um segundo encontro.

Imagine o seguinte: vai encontrar-se com uma pessoa para tomar uma bebida. Chega e vê-a no bar com um visual fantástico, com umas calças de ganga e um top bonito.

Mas depois apercebemo-nos: temos uma gravata e parece que vamos a um casamento.

Grande erro - vai destacar-se pelas razões erradas. Vai parecer demasiado formal e ela vai pensar que está à procura de atenção.

Ainda não tens esta idade - será que é assim que ela te vê a usar uma gravata?

É importante pensar de forma inteligente quando se trata de se vestir para um encontro. O objectivo é parecer fresco, descontraído e relaxado - usar uma gravata apresenta-se como o completo oposto disso. Em vez disso, opte por um traje de negócios casual, para que continue a parecer inteligente mas não pareça que está a exagerar.

Simplificando; as mulheres querem um homem elegante e moderno - não alguém que se vista como o avô.

Segunda ronda - Confiança

Pro: As gravatas fazem-nos sentir bem

É um facto. Confiança = atracção.

O que é mais confiante do que um homem que usa uma gravata ousada e poderosa?

As gravatas para homem são um símbolo da confiança que um homem tem em si próprio. Quando usa gravatas em 2022, está a dizer ao mundo que não tem medo de ser ousado. Isto significa que a autoconfiança transparecerá em tudo o que faz, de forma subconsciente.

Clique aqui para descobrir a gama de gravatas para homem da The Dark Know, feitas à mão a partir de seda de alta contagem de fios e forradas com uma camada dupla de lã e algodão.

Se tivermos uma boa aparência, sentimo-nos bem.

Se se sentir bem, então, naturalmente, irá manter-se com mais presença e poder.

Mais uma vez, a gravata brilha como uma ferramenta fantástica para alavancar o poder da percepção pública. Quando usa uma e anda com confiança, as pessoas à sua volta assumem que possui poderes mais elevados e maiores responsabilidades.

Mark Richardson (um dos meus colegas e convidado do Artofmanliness) descobriu que usar uma gravata todos os dias durante um ano lhe deu..:

  • Aumento da confiança
  • Maior reconhecimento entre os colegas de trabalho
  • Mais responsabilidade
  • Mais oportunidades

Ao permitir-se sentir mais confiante ao usar uma gravata em 2022, Mark melhorou as suas hipóteses de vida e aumentou a percepção que os seus colegas tinham dele.

A isto é que eu chamo um empate de poder.

Contra: Os laços de pescoço impedem a auto-expressão

Como é que um homem se pode exprimir quando está vestido da mesma forma que todos os outros tipos no seu escritório?

Abandonar a gravata é uma forma muito melhor de se apresentar como único e interessante, uma vez que se afasta da norma e demonstra a sua confiança através da "arte de se vestir mal".

A arte de não se vestir bem não significa vestir-se de forma inadequada, mas sim testar os limites aceitáveis do vestuário de trabalho/formal e demonstrar a sua personalidade através de uma escolha de vestuário mais descontraída.

Os alfinetes de lapela podem dar um toque único a um blazer sem graça.

Se ainda quiser acessórios - existe sempre a opção de acessórios de moda para homem, como os alfinetes de lapela da Darkknot, para acrescentar variedade ao seu vestuário de trabalho casual.

A verdade é que as gravatas estão a tornar-se menos comuns no local de trabalho e em reuniões sociais formais. Tanto assim é que o uso de gravata pode, muitas vezes, fazer com que se destaque da multidão e diminuir a sua confiança. É difícil não se sentir constrangido quando todos os olhares estão postos em si por ser o único estranho.

Não há nada que pareça mais inseguro do que estar constantemente a verificar e a mexer na gravata porque acha que as pessoas o estão a julgar por causa disso. Tenham isso em mente, cavalheiros - talvez seja melhor tirar a gravata e não ter de se preocupar com as opiniões das pessoas sobre vocês.

Ronda 3 - Carreira

Profissional: As gravatas para homem melhoram o seu aspecto profissional

Tanto na vida profissional como na vida pessoal, um homem deve impor respeito quando é necessário.

A gravata tem uma longa história como uma peça de vestuário que os homens usam quando querem ser respeitados por aqueles que os rodeiam. Independentemente de ser o patrão de uma empresa multinacional ou um estagiário a tentar iniciar a sua carreira, a gravata é vital para a arte de "vestir para impressionar".

Vivemos num mundo superficial, mas o facto é que a sua aparência é a primeira coisa em que as pessoas reparam antes de terem tido tempo de o cumprimentar e de lhe apertar a mão. O vestuário de trabalho casual pode causar uma impressão errada quase instantaneamente.

Por isso, a regra nos negócios é vestir-se para impressionar - especialmente se for a uma reunião ou entrevista de emprego.

Zachary Kevorkian, numa publicação de 2020 no blogue "Why I Wear a Tie Every Day (Even Though I Don't Have To)" ("Porque uso gravata todos os dias (apesar de não ser necessário)") em osmosis.org, descobriu que

  • Usar uma gravata todos os dias fá-lo "sentir-se confiante e profissional".
  • O uso de gravata criava uma certa expectativa entre os seus colegas.
  • À medida que a sua relação com os colegas melhorava, o seu trabalho também melhorava.
  • No dia a dia, fazia mais coisas e não ficava acordado até tarde para terminar os projectos.

Usar uma gravata de homem indica que se tem um padrão mais elevado - não quer simplesmente satisfazer as suas expectativas profissionais, mas sim excedê-las.

Pense no processo de uma reunião ou entrevista de emprego. O seu cliente ou potencial chefe irá reunir-se com vários homens e terá de escolher qual o candidato que está no topo da sua carreira. Tem a opção de usar uma gravata (e potencialmente parecer demasiado bem vestido) ou de a tirar (e potencialmente parecer pouco bem vestido).

O homem bem vestido mostra uma vontade e um desejo de se esforçar para obter o melhor.

O homem mal vestido parece um desleixado que não sabe como se vestir adequadamente.

Qual destes dois tipos preferias ser? Acho que a resposta é bastante óbvia, mas vou deixar-te decidir.

Contra: As gravatas dão-lhe um ar demasiado conservador

O vestuário profissional não é um tema preto e branco. Dependendo da empresa, vestir um fato e gravata pode parecer tão inapropriado como ir para o trabalho com calças de fato de treino.

As empresas que operam em sectores criativos como a moda, a publicidade e a produção de meios de comunicação social querem encontrar candidatos que saibam pensar fora da caixa.

Tendo em conta que a gravata é um acessório muito tradicional no mundo dos homens de negócios, optar por uma gravata numa entrevista numa indústria criativa pode fazê-lo parecer antiquado e inacessível.

As gravatas podem ser deixadas para trás, substituídas por uma camisola confortável e de malha fina numa cor de bloco, que se coloca tranquilamente por baixo do casaco.

Um ponto importante, tendo em conta que muitas indústrias estão a tornar-se mais abertas a um vestuário de trabalho mais informal em 2022.

A lição a aprender aqui é que as gravatas não são o acessório de entrevista ideal para todos os empregos no mercado. É mais provável que alguns cargos o julguem negativamente por usar uma gravata do que a vejam como um sinal de profissionalismo, por isso, certifique-se de que faz a sua pesquisa e considere uma alternativa à gravata se a ocasião o exigir.

4ª ronda - Físico

Pro: As gravatas de homem tornam-no mais atraente

Uma das principais vantagens de usar uma gravata é a sua capacidade de enquadrar e chamar a atenção para o rosto.

O rosto de um homem é a sua melhor ferramenta para comunicar com o mundo à sua volta - por isso, quanto mais atenção lhe for dedicada, melhor.

É natural que os olhos das pessoas sigam linhas de interesse - por isso, ter uma gravata que conduza directamente ao rosto é uma excelente forma de chamar a atenção de quem está à sua volta.

Não acredita em mim? Experimente você mesmo!

Ponha-se em frente ao espelho com uma gravata e observe como ela dirige a sua visão para cima. Agora, retire a gravata. A sua atenção perde-se de repente, certo? Isso deve-se ao facto de os seus olhos terem perdido a linha de atenção, pelo que se esforçam por encontrar um ponto de focagem.

A gravata dirige o olhar para cima, ao mesmo tempo que desvia a atenção dos lados do corpo.

Além disso, as gravatas também focam a atenção no centro do corpo, desviando o olhar das ancas - o que, para os nossos leitores com corpo de pai, será uma óptima ferramenta para parecerem mais magros e em forma. Quando os olhos de alguém se concentram na gravata, os lados do corpo vistos na periferia ficam desfocados, melhorando a percepção do tamanho do utilizador.

O mesmo se aplica à altura - uma gravata de homem mais fina pode fazê-lo parecer mais alto, atraindo o olhar para cima e para baixo do corpo, dando a ilusão de um tronco mais alongado.

Basicamente, trata-se de criar ilusões de óptica que realcem e afinem o seu físico. Uma gravata pode conseguir ambas as coisas através de um estilo cuidadoso, tornando-se um acessório fantástico para influenciar a percepção que as pessoas têm do seu físico. Conseguir isto com um vestuário casual de negócios é mais complicado, pois há menos formas de criar linhas e formas que chamem a atenção.

Contra: As gravatas dos homens prejudicam a sua saúde

Um estudo de 2018 na National Library of Medicine, realizado por Robin Luddecke, intitulado "Should you stop wearing neckties?" (Deve deixar de usar gravatas?), concluiu que o uso de gravata pode resultar numa queda de 7,5% no fluxo sanguíneo cerebral para o cérebro.

O que é que isto significa em termos leigos? Simples: embora uma queda de 7,5% no fluxo sanguíneo não pareça muito drástica, pode acabar por causar dores de cabeça, tonturas e náuseas mais frequentes se usar uma gravata durante muito tempo.

Se perder a gravata pode impedir-me de ir buscar a aspirina de cinco em cinco minutos, contem comigo.

O trabalho de Luddecke não é a única bandeira que está a ser hasteada para a abolição das gravatas.

De facto, um estudo de 2003 publicado no British Journal of Ophthalmology, intitulado "Effect of a tight necktie on intraocular pressure" (Efeito de uma gravata apertada na pressão intra-ocular), concluiu que o uso de uma gravata pode acabar por provocar um refluxo de sangue através da veia jugular, que conduz ao olho.

Se a pressão se acumular em direcção ao olho, doenças como o Glaucoma (danos no nervo óptico) e as Cataratas (manchas no cristalino do olho que reduzem a qualidade da visão) tornam-se muito mais prováveis com o passar do tempo.

É chocante pensar que o simples acto de atar a gravata de manhã pode levar a inconvenientes diários e a problemas de saúde bastante graves mais tarde na vida.

Pergunto-me quantos homens considerariam o aspecto "elegante" mais importante do que a sua saúde e visão. Não seria melhor optar por um vestuário de trabalho informal e poupar a sua saúde a longo prazo?

Rolar para o topo