Hoje, vamos falar sobre a colocação de botões: de que lado da roupa de um homem devem ficar os botões?

Se ainda não o fez, subscreva o meu canal no YouTube. Ao fazê-lo, estes vídeos chegarão directamente a si.

Além disso, se gostarem disto, se acharem útil, sabem o que fazer; gostem aqui em baixo.

Se quiser mais informações sobre o estilo dos homens, tenho um livro electrónico gratuito de 47 páginas e um livro electrónico premium que pode obter logo ali em baixo.

A pergunta que chegou,

António, gostei muito de ler os seus artigos sobre fatos de homem e considero-os bastante informativos. No entanto, fiquei desiludido," palavra tão forte, "por o artigo não dizer em que lado do casaco devem ser colocados os botões. Este é um ponto de conversa de balcão no nosso escritório hoje em dia. Pode ajudar-nos a perceber isto? Tenha um bom dia.

Bem, é uma boa pergunta porque, muitas vezes, vemos coisas na roupa e pensamos: "Porque é que não invertem isso? Porque é que não mudam isso?" Se algum de vocês segue os meus vídeos, sabe que gosto de mudar um pouco algumas das minhas roupas. As pessoas perguntam-me sobre os meus colarinhos ou estilos de lapela, porque é que tenho determinados botões. Esses pequenos detalhes são importantes.

A propósito, estão do lado direito. Qualquer casaco de homem deve ter o botão aqui do lado direito, o mesmo acontece com a camisa e o mesmo acontece com a maioria das calças, se olharmos para elas.

Porque é que os botões estão do lado direito?

1. História

A maior parte dos homens são destros e costumava ser necessário esticar a mão esquerda para transportar a arma.

Naquela altura, provavelmente uma espada ou algum tipo de arma que se pegasse por cima do corpo e a puxasse. É por isso que a colocação dos botões é - ou começou inicialmente.

Provavelmente, isso não teve grande importância ao longo da história, embora eu tenha a certeza de que houve um tipo que colocou os botões do lado errado e foi esticar a espada, agarrando-a mal, e depois alguém o cortou ao meio ou assim.

2. Hábito

É a forma como sempre o fizemos e continuamos a fazê-lo. No entanto, por vezes, gosto de desafiar estas coisas porque, na verdade, é: "Bem, porquê continuar a fazê-lo se a função já não existe?

É simplesmente porque já o fizemos assim, por isso vamos continuar a fazê-lo assim, o que é realmente uma falta de criatividade, embora haja algo a dizer sobre algo que funciona.

3. Ascensão do vestuário unissexo

Antigamente, era muito claro: algo era feito para um homem, algo era feito para uma mulher. Hoje em dia, podemos ir a uma loja de artigos usados e encontrar uma excelente gabardine.

Digamos que é um homem pequeno, tem 1,80 m de altura, pesa 80 kg e veste isto. Fica-lhe muito bem, mas como é que sabe que esta gabardina não foi feita para uma mulher? As etiquetas desapareceram todas. Está um pouco gasta e tem um óptimo aspecto, mas como é que sabe que não foi feita para o sexo oposto?

Uma gabardine feita para uma mulher terá os botões do lado esquerdo. É o oposto de uma gabardine feita para um homem. Agora, alguém vai reparar? A maioria das pessoas não vai.

É provável que se consiga safar com isto, especialmente se for uma gabardine clássica da Burberry ou algo do género, mas é algo em que as pessoas que prestam atenção a esses pequenos pormenores vão reparar. Por isso, é provável que queira pegar nessa bela gabardine e comprá-la e oferecê-la a uma mulher da sua vida, ou simplesmente passá-la adiante, porque não quer usar roupa de mulherSe sim, bem, há outros sítios Web para esse tipo de coisas.

Se tiverem alguma pergunta, enviem-na para o meu e-mail - tenho um site chamado Mens Style Q&A.

Espero que já tenham ouvido falar dele. Estou a tentar enviar as pessoas para esse site para fazerem perguntas ou simplesmente para verem todos os meus artigos no Real Men Real Style, A Tailored Suit e em todos os outros sites que tenho, que são muitos, mas estou a tentar criar mais alguns.

Vejo-vos no próximo vídeo. Adeusinho.

Rolar para o topo