A escolha de um sobretudo para homem é complicada - este artigo ajudá-lo-á a percorrer todo o processo.
Um sobretudo?
Com a estação dos ventos, das chuvas e da neve à porta, muitos profissionais vão procurar uma boa protecção para si e para os seus fatos contra as intempéries.
O sobretudo de homem é uma peça de vestuário tradicional que tem essa designação específica.
Um sobretudo é indispensável no Outono, Inverno e/ou Primavera, consoante a longitude do local onde se encontra.
Não só lhe proporciona uma protecção quente contra as condições meteorológicas desfavoráveis, como também ajuda a criar uma noção adicional de profissionalismo aos olhos de quem o rodeia.
De facto, o que mais pode um profissional usar por cima de um fato de trabalho? Um corta-vento ou um casaco de Inverno?
Um homem que quer ser respeitado e tratado como um verdadeiro profissional não deve, de forma alguma, usar nada disso!
Neste caso, vale a pena lembrar uma coisa: quando se está vestido com o vestuário exterior, seja ele qual for, o fato, a gravata e a camisa já não interessam, mas sim o que os cobre.
Escolher um sobretudo
Comprimento
Regra geral, os sobretudos têm dois comprimentos - completo e ¾ do comprimento completo. Regra geral, um sobretudo completo é mais elegante do que um ¾, acrescentando virilidade e fiabilidade à sua imagem. Assim, estes sobretudos são normalmente escolhidos por homens mais velhos ou mais altos, pois um sobretudo completo compensa visualmente a altura excessiva.
Aparentemente, um sobretudo de ¾ (de comprimento total) é normalmente escolhido por homens mais jovens e por aqueles que gostariam de parecer um pouco mais vistosos. Este sobretudo pode estender-se entre o joelho e os bolsos das calças.
Concepção
A principal questão em termos de design é a escolha de um sobretudo com um ou dois trespasses. Este tipo de sobretudo, por vezes designado por "estilo militar", é considerado mais sensível aos estilos de moda, pelo que não pode ser recomendado a quem tenciona usar o mesmo sobretudo nos próximos anos.
Para aqueles que escolhem o seu único sobretudo, é preferível optar por sobretudos de um só peito, que normalmente têm três ou quatro botões e não necessitam de ser abotoados (como os seus homólogos de dois trespasses), o que torna um sobretudo mais útil.
Quanto às lapelas, há uma série de estilos diferentes que pode escolher - lapelas clássicas, mais compridas ou largas.
Além disso, os sobretudos vêm com ou sem cinto, cuja selecção é apenas uma questão de gosto e de forma do corpo. Não é preciso dizer que, se não for suficientemente magro, provavelmente não gostará de usar um cinto.
Cor
Tal como acontece com os fatos, os sobretudos em cores mais escuras, como o preto, o carvão e o azul-marinho, são considerados os mais clássicos, formais e mais adequados para quase todas as peças de vestuário e ocasiões. Outra vantagem de um sobretudo mais escuro - esconde a sujidade, pelo que não terá de estar sempre à espera que o seu sobretudo seja devolvido da lavandaria.
Ao mesmo tempo, se se cansar de usar as mesmas cores turvas dia após dia e tiver dinheiro para comprar outro sobretudo, há boas notícias para si. O pelo de camelo tem um tratamento especial e uma isenção da regra da combinação de cores devido a um vício antigo da aristocracia.
Tipos de tecidos e cores típicos (da esquerda para a direita): Lã em preto carvão; Lã e caxemira em azul-marinho; Lã e caxemira em taupe (cor semelhante ao camelo)
Tecido
Os sobretudos existem numa grande variedade de tecidos, mas os que vale a pena considerar para o uso quotidiano são a lã e a caxemira. Embora ambos sejam bastante bons, o último é geralmente mais quente e mais bonito, para além de ser mais caro. Muitas vezes, pode encontrar uma mistura de lã e caxemira, que combina as melhores características da lã (preço) e da caxemira (aspecto e isolamento).
Ajuste e qualidade
Existem outras opções, mas se decidir comprar um sobretudo numa loja, certifique-se de que o experimenta com uma camisola ou um casaco por baixo. O sobretudo deve ser confortável e não deve restringir os movimentos.
Certifique-se de que os bolsos interiores e exteriores são suficientes e de que têm um bom tamanho - estas são questões de design muito importantes e práticas. Examine o sobretudo para ver se há forros expostos, fios soltos e botões - estes são sinais de má qualidade.
Comprar um sobretudo
Um bom sobretudo pode custar bastante dinheiro, mas é um investimento a longo prazo e, por isso, deve ser tratado em conformidade. Evite os modelos da moda - quando um sobretudo deste tipo passa de moda, terá de comprar outro, e depois outro, etc. Em vez disso, opte por modelos e cores clássicos, que, se forem bem tratados, o servirão durante anos.
Ao mesmo tempo, escolher um bom sobretudo que lhe sirva pode tornar-se um pesadelo. Há muitas opções por onde escolher - simples ou trespassado, completo ou ¾, que cor, que tipo de tecido?
Pode encontrar uma cor de que goste, mas não têm o tecido de que precisa, ou vice-versa. Pode gostar de um desenho específico, mas não têm o seu tamanho; e assim por diante.
Neste caso, pode ter a certeza de que, em primeiro lugar, foi seleccionado estritamente de acordo com o seu gosto e, em segundo lugar, que foi adaptado à forma do seu corpo e que lhe assenta perfeitamente.