Como é que os piercings faciais afectam a percepção da atractividade e da inteligência? Anéis de orelhas, nariz, sobrancelhas e lábios

Este post é baseado no vídeo - Como os piercings faciais afectam a percepção da atractividade e da inteligência

Olá! Chamo-me Antonio Centeno e sou o fundador da Real Men Real Style.

Hoje, vamos falar sobre piercings faciais e percepções de inteligência e atractividade.

Este estudo baseia-se num estudo de 2012 do European Psychologist, um estudo muito bem feito, que envolveu cerca de 500 pessoas, 230 mulheres e 210 homens, que foram submetidos a uma série de imagens.

Apresentaram provas bastante conclusivas sobre o que pensamos das pessoas quando as vemos com um piercing no olho, no lábio, na orelha ou no nariz.

Achamo-los mais inteligentes ou menos inteligentes? Achamo-los mais atraentes ou menos atraentes? E como é que isto se aplica às mulheres?

Porque é que os homens e as mulheres colocam piercings?

A grande coisa que vou dizer para começar é que, malta, eu vivi em Austin, Texas.

Passei algum tempo em Portland e estive em zonas dos Estados Unidos onde os piercings são bastante comuns.

No entanto, o que é preciso compreender e a razão pela qual estou a divulgar este material é que nem toda a gente no mundo é tão receptiva em certas áreas, mesmo nos Estados Unidos e especialmente quando se vai para fora, há alguns lugares muito conservadores onde, não só os piercings, mas também as tatuagens não são vistas com bons olhos.

Por isso, quero que estejam cientes deste facto para que, quando viajarem, não fiquem surpreendidos ou, se conhecerem alguém que não tenha a mesma origem, compreendam que isso pode ser algo que tenham de ultrapassar.

Se vai trabalhar numa indústria conservadora, digamos que vai sair de Austin, tem um excelente emprego em Nova Iorque mas nunca conheceu as pessoas pessoalmente, tem de pensar "Como posso ajudar a compensar este potencial obstáculo?" É esse o meu objectivo com esta informação: ajudá-lo a compreender melhor o que esperar.

O estudo foi feito em 2012. Vocês sabem que eu adoro investigação recente. Se este estudo tivesse sido feito há 70 anos, não teria sido tão relevante. Muita coisa mudou na sociedade. Agora vemos que as coisas são mais aceites, especialmente na televisão e em certas áreas. O que eles fizeram foi tirar uma série de fotografias. Eram fotografias criadas digitalmente, por isso não eram indivíduos reais, masparecem reais.

Havia uma sem piercings, outra com piercings individuais, uma com piercings na sobrancelha, outra com piercings no lábio, outra com piercings na orelha e outra com combinações múltiplas, em que uma pessoa talvez tivesse um piercing no lábio e outro na orelha.

Como já referi, o estudo foi aplicado a 230 mulheres e 210 homens. Também mediram a abertura, a conscienciosidade e a extroversão dos homens e das mulheres que participaram na experiência. Basicamente, fizeram-lhes uma série de perguntas e conseguiram perceber: "Esta é uma pessoa agradável? Esta é uma pessoa aberta?" Falarei sobre isso no final do estudo.

Este post é baseado no vídeo - Como os piercings faciais afectam a percepção da atractividade e da inteligência

Os piercings faciais afectam o aspecto inteligente e atraente de um homem?

Foram-lhes mostradas todas estas imagens numa ordem aleatória e era suposto classificá-las em termos de atractividade e inteligência. Quais foram os resultados?

Os resultados foram que os homens com piercings foram avaliados como menos atraentes e menos inteligentes, de forma muito clara, independentemente de para quem eram mostrados, homens ou mulheres.

Mais uma vez, os homens, em particular, foram considerados menos atraentes e menos inteligentes, o que não aconteceu exactamente com as mulheres ou, pelo menos, com os estudos.

É preciso compreender que, se vamos colocar estes piercings, há uma percentagem da população que nos vai achar menos atraentes e menos inteligentes.

Se estiver à procura de um emprego numa indústria conservadora, poderá ter de ter cuidado com os piercings e encontrar formas de compensar isso. Talvez tenha de se vestir um pouco melhor.

Talvez tenhas de ser tu a dizer ao teu empregador,

"Só queria ser transparente. Se me vão pôr à frente de um cliente e eu sou advogado e vou estar em Nova Iorque, percebam que tenho este tipo de piercing no lábio e na sobrancelha."

Mais uma vez, é preciso estar atento a esse obstáculo que se aproxima.

Assim, ter alguns piercings torna-nos menos atraentes, mas ter vários piercings torna-nos menos atraentes e inteligentes. Achei isto interessante: o piercing no nariz é o que menos afecta a atractividade e a inteligência.

As pessoas que estavam abertas ou que tinham vivido em certas zonas onde já tinham visto isto antes, esses juízes foram, de facto, os menos afectados por esta situação.

Portanto, é algo que muitos de nós pensam que sabem por senso comum, mas é útil lembrar e é muito útil ter os dados. Pessoal, se vão pensar em colocar piercings, se têm piercings, tenham em atenção que para algumas pessoas vão ser vistos como menos inteligentes, vão ser vistos como menos atraentes. Pode ser uma barreira.

Se estão a pensar em colocar piercings, talvez queiram poder retirá-los quando vão trabalhar ou trabalhar numa indústria, viver numa área em que as pessoas sejam mais abertas e aceitem isto e não o levem a mal. Muito bem, pessoal?

Se estiverem interessados em mais informações como esta, visitem o site Real Men Real Style. Tenho centenas de vídeos gratuitos, mais de 1000 artigos gratuitos.

Se ainda quiser mais, tenho o Sistema de Imagem Pessoal, um curso completo que desenvolvi com base em toda a nossa investigação, toda a nossa experiência, tendo ajudado milhares de homens a construir os seus guarda-roupas para controlar a sua imagem.

Usamos a ciência, usamos a experiência, usamos a história militar para que possam terminar isto e para que possam apresentar a vossa melhor imagem, independentemente de quem sejam. Fiquem bem, pessoal, vemo-nos no próximo vídeo.

Este post é baseado no vídeo - Como os piercings faciais afectam a percepção da atractividade e da inteligência

Rolar para o topo