Como fazer o nó Pratt

O Pratt nó.

Já ouviu falar?

Não - não tem o nome do tipo do Guardiões da Galáxia .

É um nó de gravata centenário que é óptimo para roupa formal/semi-formal. E a melhor parte? Tem todas as palavras que a maioria dos utilizadores de gravatas quer ouvir - é simples, prático, elegante e fácil de fazer.

Resumo do nó Pratt:

  • Coleiras recomendadas: Golas de ponta estreita, golas com botões
  • Formalidade: Casual ou social
  • Nível de dificuldade: Fácil
  • Simetria: Sim
  • Tamanho do nó: Médio (relativamente pequeno)

#1. Nó de Pratt - História

O nó Pratt tem uma história interessante.

Um ex-funcionário da Câmara de Comércio dos EUA chamado Jerry Pratt foi supostamente o "inventor" - mas tornou-se popular graças ao pivô de notícias Don Shelby (que algumas pessoas acreditam merecer o crédito por ele). É por isso que este nó também é chamado de Pratt-Shelby.

Tudo começou quando Pratt, de 92 anos, foi um dia ao programa de Shelby e se recusou a ir-se embora enquanto não conseguisse arranjar a gravata de Shelby. Mudando de roupa - surpreendeu Shelby com a facilidade com que conseguiu formar a covinha da gravata sem qualquer problema.

Então, Shelby usou-o no ar - chamando a atenção dos escritores de moda de Nova Iorque na altura, que o descreveram como um "novo" nó. E, a partir daí, o nó tornou-se uma parte permanente do guarda-roupa de Shelby.

O nó Pratt remonta, na verdade, ao início do século XX. Diz-se que os alfaiates de Milão já o utilizavam, pelo menos, desde os anos 20. Era uma forma rápida de atar as gravatas aos manequins para os exporem. Daí a existência de outro termo - o nó milanês.

Nó de Pratt #2 - Descrição

O nó Pratt é uma variação do nó Windsor, simétrico e de tamanho médio, pelo que é considerado uma óptima alternativa ao nó pequeno ou ao nó de quatro em mão.

Como é que é exactamente de tamanho médio? Está praticamente entre o Windsor e o Four-in-hand. Também utiliza menos tecido da gravata do que um Windsor completo.

O nó Pratt é conhecido como um nó fácil de atar - requer apenas algumas voltas ou passagens. E com a forma como é feito, há peso suficiente para que este estilo funcione numa gravata de largura normal (de tecido leve) ou numa gravata de corpo grosso (como uma gravata de malha).

Nó Pratt #3 - Quando usar

Devido às suas semelhanças com o nó Windsor, o nó Pratt é apropriado para quase todos os eventos semi-formais ou formais: eventos de negócios, cocktails, casamentos, etc. Por isso, imagine como se torna um salva-vidas quando está atrasada para esses eventos... e ainda precisa de se vestir bem!

O nó Pratt funciona melhor para rostos de tamanho moderado. De facto, para alguns homens, o nó Windsor torna o rosto mais pequeno, mas o nó Pratt complementa as suas proporções.

Devido ao seu tamanho, o Pratt Shelby adapta-se bem a colarinhos com botões e abertos. O nó não domina estes tipos de colarinho como o Windsor faria. Em conclusão, o Pratt Shelby é um nó de gravata clássico e agradável que seria sensato para o homem com estilo experimentar.

#Nó de Pratt - Passo a passo

  1. Enrole a gravata à volta do colarinho com a costura virada para fora e a extremidade grossa pendurada à sua esquerda, 1 a 2 cm abaixo do ponto de acabamento pretendido.
  2. Cruze a ponta grossa por baixo da ponta fina - formando um X por baixo do queixo.
  3. Passar a extremidade grossa pelo laço.
  4. Puxe a extremidade grossa para baixo e vire a ponta de modo a que fique a apontar para a sua esquerda.
  5. Traga a ponta grossa horizontalmente através da frente do nó (da direita para a esquerda). Coloque um dedo atrás da faixa horizontal que acabou de criar.
  6. Introduzir a extremidade grossa no laço a partir de baixo.
  7. Aponte a ponta da extremidade grossa para baixo - directamente para cima da extremidade estreita.
  8. Puxar a extremidade grossa para baixo através da faixa horizontal, apertando-a firmemente no lugar.

Pode ajustar a gravata segurando o nó com uma mão e puxando suavemente a extremidade estreita com a outra.

Se está à procura de uma infografia que cubra toda esta informação numa única imagem, clique aqui para descobrir a minha infografia que descreve como dar o nó de Pratt.

O nó de Pratt - Lembretes adicionais

  • O nó Pratt NÃO é um nó que se solta automaticamente, pelo que só deve ser desatado puxando a extremidade mais grossa para fora (de forma inversa a estes passos).
  • Uma vez que o nó é naturalmente pequeno e simétrico, é mais adequado para colarinhos estreitos e camisas de botão casuais. Se o colarinho for demasiado largo (ou se a gravata não estiver suficientemente apertada), parte do laço ficará exposta - assim como a costura.

Parabéns! Acabou de fazer um nó Pratt. É uma alternativa agradável e refrescante aos nós de gravata mais tradicionais. Para qualquer evento social próximo, vale a pena experimentar.

Clique aqui para ver o vídeo - Como fazer o nó Pratt

Rolar para o topo