- O que são botões de punho?
- O botão de punho básico: como funciona
- Diferentes tipos de botões de punho
- Como usar botões de punho
Botões de punho são o máximo!
Sim, é verdade.
Pense nisso - quando é que um homem pode usar uma peça de joalharia que é simultaneamente funcional e ornamental?
Nunca experimentou botões de punho?
Está a perder - experimente-os e receberá elogios de pessoas que reparam nos detalhes.
Mas PRIMEIRO - tem de saber como usá-los e compreender os vários tipos, materiais e estilos de botões de punho, para não comprar lixo, mas sim investir em futuras heranças que pode passar aos seus filhos!
Os botões de punho podem ser tradicionalmente associados ao vestuário de noite semiformal dos homens (o conjunto do smoking), mas os pequenos fechos versáteis podem preencher uma gama surpreendente de papéis no guarda-roupa.
Desde que tenha uma camisa de manga comprida com os buracos necessários no punho, pode utilizar botões de punho em praticamente qualquer roupa.
O que são botões de punho?
Os botões de punho são instrumentos para fechar os punhos das camisas.
São uma alternativa aos botões que normalmente são cosidos nos punhos das camisas. A característica que os define é que os botões de punho são objectos separados: se forem cosidos à camisa são botões, mas se forem totalmente removíveis são botões de punho.
Tal como os botões, os botões de punho existem em muitas formas, tamanhos, estilos e materiais. Normalmente oferecem um pouco mais de contraste do que um botão e são considerados uma opção mais ornamental, mas não são inerentemente mais ou menos formais.
O botão de punho básico: como funciona
Um botão de punho prende uma camisa deslizando através de orifícios em ambos os lados da abertura do punho e, em seguida, balançando para uma posição bloqueada ou fixa para manter os lados juntos.
O botão de punho mais comum consiste numa cabeça grande ou "membro de inserção" com uma face frontal decorativa, um espigão que se estende da parte de trás da cabeça e um fecho articulado que sai do espigão para prender o elo.
A fixação é efectuada colocando a alavanca na sua posição fechada, de modo a que um espigão recto desça da parte inferior da cabeça.
A coluna desliza através dos orifícios de ambos os lados dos punhos e, em seguida, o fecho é rodado para fora para evitar que a coluna deslize para fora.
Isto mantém o botão de punho no lugar, com a face frontal do elemento de inserção colocada de forma decorativa sobre as casas de botão.
Diferentes tipos de botões de punho
Existem dezenas de variações sobre o tema básico dos botões de punho com dobradiças, bem como várias outras alternativas mecânicas. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de botões de punho:
- Botões de punho com dorso de baleia Têm uma cabeça plana, um espigão recto e uma "cauda de baleia" que se vira completamente contra o espigão. São muito simples e o seu espigão grande e o mecanismo de fecho facilitam a sua utilização. Este é provavelmente o tipo de botões de punho mais comum no mercado.
- Botões de punho Bullet Back são muito semelhantes aos botões de punho com cauda de baleia, mas a haste é uma armação oca e o mecanismo de fecho é um cilindro estreito de metal que se encaixa no interior da armação. Para bloquear os elos no lugar, o cilindro é virado para fora, deixando a armação no lugar da haste.
- Botões de punho com botões ou com cavilha Não possuem um mecanismo de dobradiça, mas sim uma cabeça grande, uma coluna recta e uma cabeça interior mais pequena ou suporte. A cabeça mais pequena é inclinada, introduzida através do orifício do botão e depois endireitada para a fixar no lugar. Uma vez no lugar, são bastante seguras e a ausência de peças móveis torna-as muito duráveis.
- Botões de punho com elos de corrente têm duas cabeças (geralmente idênticas) ligadas por uma corrente fina de comprimento curto, o que cria um fecho ligeiramente mais solto do que outros estilos, com decoração visível em ambos os lados das casas de botão fechadas.
- Botões de punho com retorno de bola Têm uma haste curva com uma bola pequena e pesada em frente à cabeça decorativa. Proporcionam um fecho ligeiramente mais solto do que os botões de punho com dobradiças, mas ligeiramente mais apertado do que a corrente. Podem ser caros quando fabricados em metais preciosos, uma vez que o tamanho e o peso da bola aumentam consideravelmente o custo material do artigo.
- Botões de punho de dupla acção com fecho A dobradiça é constituída por toda a haste: o botão de punho abre-se, a extremidade mais pequena é introduzida na abertura e, em seguida, o botão de punho volta a fechar-se, prendendo os lados do punho por baixo da cabeça. Este é um estilo contemporâneo e, após uma curta curva de aprendizagem, é um dos estilos mais fáceis de utilizar e mais segurosdisponível.
- Botões de punho com nó são semelhantes aos elos de corrente, com duas cabeças ligadas por um comprimento curto e flexível, mas são feitos de cordão macio (normalmente seda) em vez de metal, e as cabeças são nós decorativos. A superfície irregular dos nós torna este estilo mais informal, especialmente quando estão envolvidas várias cores.
- Botões de punho em tecido podem ser de quase todos os estilos de fecho, mas têm um "botão" de tecido no topo como face ornamental. São um estilo deliberadamente informal.
Como usar botões de punho
Os botões de punho podem ser usados com punhos simples, que se assemelham aos punhos de uma camisa normal, mas com orifícios em ambos os lados da abertura, ou com punhos "franceses" dobrados para trás. Os punhos franceses têm dois orifícios em cada lado da abertura, que devem ficar alinhados um em cima do outro quando dobra o punho para trás.
Para apertar a braçadeira, alinham-se os orifícios de ambos os lados da abertura da braçadeira, introduz-se o botão de punho de modo a que a haste passe por todos os orifícios e, em seguida, coloca-se o botão na sua posição fechada.
Os lados da braguilha são mais frequentemente combinados "a beijar", com as faces interiores a tocarem-se, o que faz com que os rebordos da braguilha se abram para fora do pulso, um por cima do outro.
No entanto, não é "errado" apertar os lados da bainha sobrepostos em vez de se beijarem. Neste caso, a parte de baixo de uma borda da bainha fica sobre a face exterior da outra borda, de modo a que apenas uma borda com bainha aponte para fora.
O estilo sobreposto ou "barril" tem um aspecto mais elegante e profissional do que o estilo mais ornamental "beijo". Nenhum dos dois está errado, mas a abordagem beijo tem sido tradicionalmente considerada mais adequada à natureza ornamental dos botões de punho.
Clique aqui para ver o Guia definitivo dos botões de punho Infográfico .