A cor e o padrão podem ser determinados num relance do outro lado da sala. O que é menos óbvio numa camisa, mas muito mais importante para quem a veste, é a sua textura - a sensação que tem na pele.
O efeito prático da textura de uma camisa deve ser óbvio: uma camisa suave e sedosa ao toque será agradável de usar, ao passo que uma camisa grossa e áspera não o será. No entanto, haverá também um efeito visível: as texturas mais suaves têm uma cor mais lisa e reflectora, ao passo que as camisas mais grossas parecem mais mate e não reflectoras, mesmo à distância.
Falamos longamente sobre materiais e tecidos específicos numa secção separada. Aqui oferecemos uma breve visão geral das qualidades do fio que podem afectar a textura da camisa:
Matéria-prima
Mais tarde, entraremos em mais pormenores sobre estes, mas eis as suas propriedades específicas no que diz respeito à textura física:
- Algodão - A textura pode variar muito, desde áspera e áspera até ultra-suave e sedosa; quase sempre leve e respirável.
- Linho - Mais grosseiro e com uma superfície menos homogénea do que o algodão, muitas vezes com uma textura ligeira e transparente.
- Seda - Extremamente suave, liso e leve.
- Lã - Mais pesado e mais felpudo do que o algodão; invulgar para tudo o que não seja camisas de trabalho.
Tipo de rosca
As fibras vegetais podem ser fiadas de diferentes formas para obter diferentes texturas:
- Tecido de lã Os fios são penteados antes da fiação para que todas as fibras fiquem na mesma direcção, o que produz um fio muito liso e sólido, sem fibras soltas. É mais comummente associado à lã, mas a maioria dos fios de algodão para camisaria também são worsted.
- Mercerizado Os fios de algodão (ou de outras fibras vegetais) são tratados com álcalis para obterem maior resistência e suavidade, conferindo ao tecido uma textura ligeiramente rígida e escorregadia.
- Bola longa Refere-se especificamente ao fio de algodão fiado a partir de fibras vegetais com, pelo menos, 1 3/8″ de comprimento. Estas fibras longas e suaves criam uma ameaça muito leve, forte e sedosa e, consequentemente, camisas finas.
- Misturado Os fios são fiados a partir de fibras entrelaçadas de mais do que um material. As misturas mais comuns são o algodão e uma fibra artificial de algum tipo, para maior resistência e rentabilidade. Estes tendem a ser mais escorregadios e mais rígidos do que os fios puros, dando aos panos acabados um toque mais plástico.
Contagem de algodão
Não confundir com a "contagem de fios" (que é mais frequentemente utilizada para descrever roupa de cama do que tecidos para camisolas), a "contagem de algodão" é a medida da densidade do fio. O número representa a quantidade de material, medido em hanks de 840 jardas, necessário para igualar uma libra. Quanto mais elevado for o número, mais fino é o fio, o que conduz a algumas directrizes aproximadas:
- 1-20 É improvável que encontre tecido feito de fio de contagem grossa na maioria das selecções dos alfaiates personalizados.
- 20-60 é uma gama comum para t-shirts de malha simples e produtos de algodão leves semelhantes. As camisas de vestuário de prateleira também utilizam frequentemente fios desta gama, embora normalmente em tecidos de malha dupla para aumentar o peso. A textura é lisa e tem normalmente um acabamento mate mate.
- 60-100 Os fios são muito mais leves e suaves, dando ao tecido acabado um toque ligeiramente escorregadio e um pouco de brilho reflector.
- 100+ é um algodão de fiação muito fina (geralmente de fibras longas) que produz uma trama extremamente leve e suave. Os fios podem ser bastante delicados devido à sua finura, tornando a camisa menos durável do que a maioria das peças de vestuário de algodão.
Muitos alfaiates consideram a contagem de algodão uma medida mais significativa do que a "contagem de fios" que se vê frequentemente nos anúncios.
Existem várias formas de calcular a contagem de tópicos, o que permite aos anunciantes sem escrúpulos inflacionar um pouco os seus números. A contagem de algodões é uma medida física simples e não pode ser alterada (excepto, claro, se mentirmos abertamente).
Uma vez que estas medições podem começar a parecer técnicas e avassaladoras muito rapidamente, recomendamos que comece por fazer a si próprio algumas perguntas básicas sobre a utilização que pretende obter da sua camisa quando pensa na textura:
Qual o grau de suavidade que pretende que a camisa tenha?
Um tecido sedoso e macio contra a sua pele é sempre um prazer, mas não é uma necessidade. Decida até que ponto é uma prioridade para si.
As camisas mais macias, suaves e leves não são, muitas vezes, as mais práticas, pois são geralmente feitas de algodão puro ou seda em pesos muito leves e contagens elevadas, o que as torna delicadas mas agradáveis ao toque.
A suavidade da camisa também terá um efeito visual: os tecidos lisos e finos são mais cintilantes e reflectores do que uma textura ligeiramente mais grosseira, fazendo com que a cor escolhida sobressaia mais. É difícil parecer contido numa camisa muito lisa e brilhante!
Com que intensidade vai usar a camisa?
Se pretende incluir esta camisa no seu guarda-roupa semanal e usá-la durante oito horas ou mais de cada vez que a tira do armário, vai precisar de um fio um pouco mais grosso e resistente, com uma textura mais grosseira.
O algodão mercerizado ou o algodão misturado com uma fibra artificial como o rayon são mais resistentes a nódoas e rugas, aguentam melhor as lavagens repetidas e são suficientemente resistentes para serem limpos com produtos químicos mais agressivos, se necessário.
Os fios de algodão puro com uma contagem de algodão razoavelmente baixa (40-60 é uma gama decente) são geralmente um bom compromisso entre durabilidade e conforto.
Que cuidados especiais está disposto a dedicar à sua camisa?
Algumas das texturas mais bonitas requerem também os cuidados mais específicos. Está disposto a lavar à mão e a secar ao ar livre uma camisa entre cada utilização? Ou prefere ter uma camisa que possa simplesmente deitar na máquina de lavar com todas as outras roupas da sua cor?
Não há uma resposta errada aqui - apenas lhe diz que tipo de tecido vai querer. Entre pensar na facilidade de tratamento, na durabilidade a longo prazo e na textura física real, pode reduzir rapidamente as suas escolhas de camisolas.