Tudo o que um homem precisa de saber sobre tecidos de lã (num post simples)

Em geral, o vestuário para homem é feito de um de três tipos de fibras: lã, algodão ou sintética.

Muitos homens sabem como cuidar do seu vestuário de algodão e sintético; os que não sabem têm a sorte de as peças de vestuário feitas com estes tecidos serem frequentemente baratas e quase indestrutíveis.

A lã é diferente.

A lã pode ser facilmente danificada pelo calor e por produtos químicos - mesmo uma exposição excessiva a água fria pode enfraquecer as fibras e estragar a peça de vestuário!

Neste artigo, damos-lhe todos os factos básicos de que necessita para se manter a par das utilizações e cuidados a ter com o seu vestuário de lã.

1) Porquê a lã?

A lã é extremamente versátil e pode ser usada em mais peças do seu corpo do que qualquer outro material.

A lã, em diferentes tecidos e telas, aparece no vestuário masculino da cabeça aos pés:

  • Gorros de meia e outros chapéus
  • Gravatas
  • Fatos e casacos
  • Camisolas
  • Casacos e outros artigos de vestuário exterior
  • Luvas
  • Roupa interior comprida
  • Calças
  • Meias

Porquê toda a roupa de lã? É um pouco mais temperamental do que o algodão ou as fibras sintéticas, pelo que alguns homens podem sentir-se tentados a procurar alternativas ao algodão em todas estas roupas. E, normalmente, é possível encontrá-las - mas nem sempre é a escolha certa. A lã utiliza algumas propriedades básicas que o algodão não possui:

  • Aparência . A lã pode ser tecida em tecidos espessos com uma textura profunda e rica. Pode produzir desde fios muito finos e sedosos a fios grossos e ásperos. Os tecidos resultantes podem variar de grossos, peludos e ásperos a extremamente leves e suaves ao toque. Em qualquer forma, a lã tem uma riqueza e um corpo que nem mesmo os melhores produtos de algodão conseguem igualar.
  • Calor . A lã retém muito bem o calor. Afinal, é o que os animais cultivam para se manterem quentes, antes de a tosquiarmos para a roupa - os pêlos finos prendem o ar e mantêm-no perto de onde o calor do corpo o pode aquecer. Mesmo um casaco ou uma camisola de lã fina acrescentam muito calor a si, especialmente quando o movimento e o exercício mantêm a sua temperatura central elevada. As lãs "tropicais" de clima quente têmser tecida deliberadamente com fibras muito finas para não isolar demasiado bem o utilizador.

  • Resiliência. Os alfaiates preferem a lã para os casacos de fato porque os tecidos de lã mantêm a sua forma e duram muito tempo. Pendura-se os casacos de lã em vez de os dobrar devido à tendência do tecido para assumir uma forma e mantê-la - as dobras ou os vincos na lã podem demorar muito tempo a desaparecer! Os tecidos resistentes aguentam e resistem aos remendos muito mais tempo do que uma peça de vestuário equivalente em algodão. 20 ou 30 anos énada à lã correctamente tratada; os pais podem muitas vezes passar bons fatos aos filhos se estes crescerem até ao mesmo tamanho.
  • Resistência à água . As lãs não tratadas que ainda têm a lanolina gordurosa do animal original podem ser quase impermeáveis, e mesmo as lãs finas oferecem alguma protecção. As fibras de lã são altamente absorventes e podem absorver cerca de 20% do seu peso em água antes de esta começar a vazar. Os marinheiros e pescadores em climas extremamente húmidos e frios têmtradicionalmente, usavam camisolas de lã crua bem tecidas para se protegerem.

O tecido de "luxo" é também um tecido muito prático - bonito e resistente. Recomendamos que os fatos e os sobretudos sejam, no mínimo, feitos principalmente de lã (alguns fatos podem incluir uma pequena mistura de sintéticos para maior resistência ou flexibilidade, e os sobretudos são frequentemente impermeabilizados com materiais adicionais).

As melhores camisolas para o frio também são de lã; as camisolas mais finas destinadas a ser usadas em camadas no início do Outono e no final da Primavera ficam melhor em algodão, que retém menos o calor.

2) Que lã?

Os fabricantes de vestuário adoram falar de mãos, pesos e todo o tipo de outras coisas quando se compra lã. A maior parte é apenas conversa. Há apenas algumas coisas básicas que precisa de saber para escolher a lã certa para a sua peça de vestuário. Ignore o resto.

  • Material de base . A caxemira, feita a partir de pêlos de cabra, é sedosa e fina - quase demasiado fina para casacos de fato - enquanto que o "pêlo de camelo" é quase sempre uma mistura de lã de ovelha ou de cabra e alguns dos pêlos mais macios dos camelos; os seus pêlos sozinhos dariam uma peça de vestuário dolorosamente áspera e áspera.Alguns processos penteiam os pêlos repetidamente até obterem um fio muito liso e homogéneo (os fios "worsted", frequentemente utilizados na confecção de fatos, são um bom exemplo), enquanto outros, como os fios utilizados nos casacos de tweed, são deixados grandes e grosseiros.
Cabras de caxemira, fonte de lã de luxo.
  • Construção. Existem dois métodos básicos de confecção de vestuário a partir da lã: os tecidos, que são depois cortados, e as peças de vestuário em malha, feitas de fios entrelaçados que dão forma à própria peça. Os primeiros criam uma superfície mais apertada e lisa; as peças de vestuário em malha são tradicionalmente ásperas e irregulares nas suas superfícies. O tricô é mais comum nas camisolas e é frequentemente utilizado para construir directamente padrões texturadosAlguns tecidos também conferem uma textura visualmente aparente à superfície do tecido.
  • Peso. Os tecidos de lã (em oposição à lã tricotada) são pesados ao metro. Muitas lãs e flanelas de "três estações" utilizadas em fatos de homem pesam cerca de 10-12 oz. Os tweeds grossos e os fatos de Inverno podem atingir cerca de 16-20 oz., enquanto as lãs "tropicais" podem descer até 6-8 oz. O peso afecta frequentemente o preço - uma boa lã num peso mais leve é muitas vezes mais cara do que um fato semelhante em algoMais pesado pode ser. As roscas mais grossas tendem a ter mais peso do que as mais finas.
  • Finura. Uma vez que esta propriedade é inerente à lã, e não ao fio ou ao tecido acabado, pode ver fios para tricotar com classificações de finura, bem como tecidos acabados utilizados em fatos e casacos.Tecidos - os anos 80 e 90 são uma espécie de "padrão" para fatos básicos de homem, enquanto os "Supers" (números superiores a 100) são muito finos ao toque e podem tornar-se um pouco frágeis e difíceis de cuidar quando ultrapassam os 120 ou mais.

É necessário ter em conta estes dados, uma vez que não existe uma regulamentação internacional para as lãs. Um bolt de "Super 120" com um peso de 10 oz. proveniente de Taiwan pode não ter a mesma sensação que um bolt com os mesmos números proveniente de Itália.

Os bons alfaiates tendem a gastar muito do seu tempo a procurar fontes fiáveis de boas lãs. Há uma razão pela qual a maioria das peças de vestuário feitas por medida se baseiam principalmente no tecido a partir do qual são cortadas e não no tamanho ou estilo.

3. cuidados a ter com a lã

A lã é um produto animal e não vegetal - tem muitas das mesmas fragilidades que o nosso próprio corpo. A força das suas fibras é feita de proteínas que podem ser danificadas ou destruídas por químicos, calor ou desgaste físico.

Por tudo isto, a lã é mais forte em peso do que o algodão e mais resistente à sujidade natural e ao desgaste do que a maioria dos tecidos sintéticos fabricados pelo homem.

  • Calor. O calor directo é a coisa mais prejudicial para a lã. Altera a estrutura das proteínas do pêlo, o que muda a forma dos fios e distorce a peça de vestuário (ou faz-lhe um buraco). É por isso que a lã é vaporizada e prensada com pesos não aquecidos para a alisar, em vez de ser passada a ferro. As pequenas rugas e vincos podem ser resolvidos pendurando-a na casa de banho enquanto toma um duche quente(Tudo o que não puder ser retirado com esta vaporização improvisada e algumas horas de uso ou pendurado num bom cabide de madeira deve ser deixado para uma lavandaria tratar.
  • Húmido. A lã molhada perde cerca de um terço da sua resistência. Assim que uma peça de vestuário de lã estiver suficientemente molhada para se ensopar, é necessário evitar esticá-la. Despe-a e estenda-a numa superfície plana em vez de a pendurar (mas não a coloque demasiado perto de uma fonte de calor para a secar - ver acima!). Se houver algum tipo de ponto de tensão na peça de vestuário, como a crista de um cabide estreito ou a borda de uma mesa, dobre a lãquando secar, é provável que fique com um vinco permanente e indesejado.

  • Limpeza a seco Dado que tanto o calor como a água enfraquecem a lã, não é de estranhar que não se possa utilizar uma máquina de lavar roupa normal. A limpeza a seco é o método básico para limpar as peças de lã. É razoavelmente barata e não precisa de ser feita com muita frequência - dê uma escovadela rápida às suas roupas de lã sempre que as despir (pode encontrar escovas para tecidos destinadas a este fim na maioria das lojas de roupa para homem) eA limpeza a seco regular sobrecarrega as fibras de lã e torna-as quebradiças com o tempo, por isso, dê tempo às suas peças para "descansarem" entre limpezas.
  • Armazenamento. O armazenamento da lã tem de combater três inimigos principais: calor, luz e insectos. O primeiro já foi abordado - certifique-se de que o seu armário não fica abafado como um forno no Verão e não terá problemas. Esta é uma preocupação sobretudo para as peças de vestuário armazenadas no sótão ou noutros locais de longa duração.Os insectos são o maior perigo - certifique-se de que qualquer lugar onde esteja a guardar roupa de lã tem bolas de naftalina nos cantos, de preferência do tipo mais recente que não é feito de toxinas que podem infiltrar-se na roupa com o tempo. A última parte vital da arrumação é um bom e grosso cabide de madeira para casacos - quer algo com a forma curva dos seus ombrosem vez de uma fita de arame fina para manter os ombros de lã numa forma arredondada e não aumentada.

Nada disto é realmente muito difícil: manter a lã seca, não aquecida e guardada num local onde não fique amarrotada e não se danifique. Isso e uma limpeza básica com uma escova e uma ida ocasional à lavandaria são praticamente toda a manutenção necessária para a roupa de lã.

Em resumo - A lã é um óptimo tecido para homem

A lã bem cuidada dá-lhe calor, força e estilo. Continua a ser o padrão pelo qual se mede o resto da roupa masculina - os tecidos artificiais tentam competir, mas o aspecto que todos tentam imitar é o pêlo profundo e lustroso da lã natural.

Esperamos que aproveite as informações deste artigo e as transforme num guarda-roupa cheio de peças de qualidade - e se alguma vez precisar de ajuda para as cuidar, volte e escreva-nos.

Rolar para o topo