Como usar um relógio com estilo

Deve usar relógios para homem de luxo ou casuais?

A resposta: depende.

A escolha do relógio depende do seu estilo de vida, do seu gosto e dos eventos em que pretende usá-lo. Alguns relógios funcionam para alguns homens, mas não funcionam para outros.

Nos artigos de hoje, vou explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre relógios para homem, para que possa tomar a decisão CERTA PARA SI.

Seleccionar o relógio certo - Os pormenores que importam

As suas opções para um relógio de pulso são basicamente infinitas. Os únicos factores limitantes são o orçamento e o gosto.

Algumas escolhas terão a ver com estilo e outras com função, mas aqui estão, em poucas palavras, as maiores decisões que terá de tomar ao seleccionar um relógio de pulso:

Relógios para homem de luxo vs. casuais Escolha #1: Um relógio ou vários relógios?

Se tenciona comprar um relógio e usá-lo em todas as circunstâncias, este tem de ser muito neutro em termos de estilo - capaz de combinar com qualquer cor e qualquer nível de formalidade de vestuário.

Se estiver disposto a ter dois ou três relógios, as suas opções abrem-se. Um pode ser elegante e discreto para o máximo de formalidade; outro largo e brilhante para uma peça de conversa.

Se só quiser comprar um relógio, este tem de ser razoavelmente contido e, quase de certeza, deve ter uma pulseira e mostrador de metal simples em vez de pele.

Um relógio de cabedal preto não combina com sapatos de cabedal castanho e vice-versa (embora muitos relógios de cabedal sejam concebidos para aceitarem braceletes intercambiáveis, o que permite ter um relógio mas várias braceletes e continuar a estar coberto para todas as situações).

Relógios para homem de luxo vs. casuais Escolha #2: Bracelete de metal ou bracelete de couro?

As braceletes de metal têm a vantagem da neutralidade.

Os metais devem sempre combinar, mas os homens normalmente usam poucas jóias - se tiver uma bracelete de relógio prateada, é bastante fácil certificar-se de que também está a usar uma fivela de cinto prateada em vez de uma dourada.

Para além das fivelas dos cintos e dos botões de punho, ambos facilmente intercambiáveis, os homens não costumam ter muitos metais com que se preocupar, o que faz com que uma bracelete de relógio em metal seja uma opção simples.

O couro, por outro lado, tem de combinar com os seus outros couros (normalmente sapatos e cinto), mas pode parecer mais simples e menos ostensivo do que o metal.

Nos níveis mais elevados de formalidade, uma pulseira de couro preto simples é preferível a uma pulseira de metal muito elegante. E em situações menos formais, o couro oferece uma atitude mais confortável, parecendo um pouco mais acessível do que o metal sólido.

Não existe uma resposta certa, o que existe é uma diferença de atitude: o metal é suave, prático e austero, enquanto o couro é suave, sofisticado e mais pessoal.

Escolha o que melhor se adapta ao seu guarda-roupa e à sua personalidade - ou invista em vários relógios, ou num relógio com várias braceletes.

Relógios para homem de luxo vs. casuais Escolha #3: Estilo do mostrador e da caixa

O mostrador do relógio é a face redonda e visível na qual se movem os ponteiros. A caixa é o metal que envolve o mostrador e o movimento (mecanismo) por detrás dele.

Para além dos relógios desportivos ou das peças utilitárias para profissionais, há poucas razões para um homem adulto ter um relógio de borracha ou de plástico.

Os metais das caixas podem variar entre o aço inoxidável, o ouro branco, a platina e qualquer outro, incluindo opções mais raras como o titânio.

Os mostradores, por outro lado, variam muito em termos de cor. Alguns são deliberadamente simples (um mostrador preto com uma caixa de metal é provavelmente a opção mais comum para os homens), enquanto outros têm uma cor brilhante como o vermelho característico da Victorinox (a empresa que fabrica os canivetes suíços).

Os números contrastam normalmente com o mostrador para facilitar a leitura, embora o contraste possa variar entre branco sobre preto e azul claro sobre azul escuro.

Uma caixa simples de prata ou aço com um mostrador escuro e números pequenos é típica para uso em trajes de negócios, enquanto os relógios casuais podem ter um pouco mais de cor e contraste.

A forma da caixa e do mostrador são, em grande parte, escolhas estéticas. Há uma pequena preferência por mostradores e caixas rectangulares nos estilos de negócios modernos, mas um relógio redondo não é certamente um faux pas.

Dress vs Casual Watches For Men Escolha #4: O movimento dos ponteiros do relógio

O movimento é onde a maioria dos homens tende a perder-se. Sem entrar em muitos detalhes, o movimento é o que mantém o tempo real. Existem basicamente três tipos de movimento, embora existam subcategorias entre cada um deles:

  • Movimentos mecânicos Necessitam de corda periódica (frequentemente efectuada através de uma tampa ou botão externo) e podem perder precisão com o tempo.
  • Movimentos automáticos são também de natureza mecânica, mas utilizam o movimento do próprio relógio para alimentar os seus movimentos. Não necessitam de corda e são muito mais precisos, desde que sejam regularmente usados ou agitados para fornecer energia.
  • Movimentos electrónicos São frequentemente designados por movimentos de quartzo devido à sua construção mais comum, embora nem todos os relógios electrónicos utilizem quartzo verdadeiro. Mantêm a hora mais exacta enquanto estiverem alimentados, mas necessitam de uma pilha ou outra fonte de electricidade, como uma pilha solar no mostrador.

Os movimentos electrónicos são muito mais baratos de produzir e, actualmente, a maioria dos relógios mecânicos ou automáticos são tanto um símbolo de estatuto como uma peça do tempo. Todos os três tipos de movimentos, devidamente cuidados, manterão a hora com precisão suficiente para a maioria dos homens, e um movimento mecânico ou automático de alta qualidade pode ser mais preciso do que um movimento electrónico ou de quartzo barato.

Que relógio comprar? Relógios para homem de cerimónia ou casuais?

Mas um homem que compre um relógio pela primeira vez e que pretenda usá-lo com o maior número possível de roupas deve ter em mente os seguintes pontos:

  • Poucos relógios combinam com todas as roupas. Pode precisar de dois para completar o seu guarda-roupa.
  • As pulseiras de metal são mais fáceis de combinar do que as de couro, mas o couro pode parecer mais elegante e natural.
  • As cores de todos os metais devem combinar (as alianças de casamento são uma excepção à regra) e as cores de todos os couros devem combinar, o que significa que a bracelete do relógio tem de combinar com os outros metais e/ou couros do conjunto.
  • Quanto mais brilhante, com maior contraste e mais "ocupado" for o mostrador, a caixa e os números, menos elegante é o relógio.
  • Os movimentos dos relógios variam em precisão com base na qualidade de fabrico, mas qualquer um dos três tipos básicos pode produzir um relógio fiável se for devidamente cuidado.

Compreenda as suas opções e reserve algum tempo para fazer algumas compras até encontrar um estilo que lhe agrade.

Então... usar um relógio .

Use um bonito, para que o possa verificar sem estragar a formalidade do seu melhor fato .

Use um resistente, para que o possa levar para o exterior, para o avião, para a água e para onde quer que as suas viagens o levem.

Use um novinho em folha com toda a tecnologia mais recente ou use a herança do seu bisavô - mas use um relógio de pulso .

Ler mais: Razões pelas quais deve começar a usar um relógio

Rolar para o topo