- Posição #1 Pernas à frente e braçadeira; joelhos juntos
- Posição #2 Pernas para a frente e braçadeira; joelhos abertos
- Posição #3 A posição de cruzamento de pernas sobre pernas
- Posição #4 A posição de bloqueio do tornozelo
95% de toda a comunicação é não-verbal - a forma como se está de pé, a forma como se caminha, o contacto visual; tudo isto envia uma mensagem antes de se abrir a boca. Até a forma como se senta, e a maioria não conhece os meandros da como os homens se devem sentar.
Continue a ler para conhecer as 5 principais posições sentadas e quais as que deve utilizar ou evitar.
Posição #1 Pernas à frente e braçadeira; joelhos juntos
Em primeiro lugar, temos as posições com as pernas não cruzadas: ou os joelhos estão juntos ou afastados, ou as pernas estão separadas por 5 a 10 centímetros, o que não é confortável e não é recomendado para os homens se sentarem.
Esta posição não "esconde" necessariamente a sua masculinidade - mas as coxas continuam a exercer pressão sobre ela. É por isso que é natural que os homens adultos NÃO mantenham os joelhos juntos quando estão sentados. Se alguma vez o tentar fazer, vai sentir-se apertado e com vontade de abrir as pernas.
A ciência indica que sentar-se com os joelhos juntos é fisiologicamente mais fácil para as mulheres. A pélvis feminina tem uma largura maior do que a masculina e o ângulo do colo do fémur feminino não é tão grande como o masculino.
Posição #2 Pernas para a frente e braçadeira; joelhos abertos
Quando os homens se sentam com os pés assentes no chão e os joelhos afastados 11-24 polegadas, isso exala poder. Não só é mais confortável (mais espaço para respirar na zona das virilhas), como também é uma forma moderna de marcar o seu território, o que lhe dá uma óptima primeira impressão.
Quando olhamos para as pessoas com poder, normalmente vemos que ocupam mais espaço. Os reis sentam-se em tronos gigantes, os directores executivos sentam-se na ponta mais baixa da mesa, enquanto todos os outros têm companheiros de assento. Mas há outra característica que os homens que se sentam assim transmitem: estarem abertos à discussão.
Quando o corpo se "abre", a mente faz o mesmo. Não se sente guardado ou defensivo (que é a mensagem enviada quando se senta com os joelhos juntos, guardando a sua vulnerabilidade). Por isso, em termos de comunicação, esta versão de pernas direitas é preferível.
Posição #3 A posição de cruzamento de pernas sobre pernas
O típico cruzamento de pernas, que se diz ser bastante comum na Europa (enquanto que os americanos tendem a optar pelo "Figure-Four Leg-Lock"). Uma perna cruzada sobre a outra. Pernas coladas.
Esta posição leva a forma como os homens se devem sentar um pouco mais longe do que se sentarem com as pernas direitas e os joelhos juntos, o que pode significar que está a construir uma fortaleza à sua volta (especialmente a virilha) com as coxas juntas.
As pernas cruzadas mantêm a sua masculinidade "escondida" em vez de "exposta" - o que não é um problema para as mulheres que se sentam assim.
Quando um homem cruza as pernas (e pior, os braços também), está praticamente a retirar-se da conversa. Pode ser inútil convencê-lo a mudar de ideias.
Em contextos empresariais, as pessoas que se sentam assim falam em frases mais curtas, rejeitam mais propostas e lembram-se menos da discussão do que as que têm as pernas "abertas" e direitas. Por isso, durante as negociações, verifique se consegue ver a outra pessoa sentada com as pernas direitas antes de apresentar.
É mais provável que duas pessoas cheguem a acordo sobre algo sem pernas cruzadas.
Posição #4 A posição de bloqueio do tornozelo
Há um velho ditado do exército que diz para manter os calcanhares fechados, o que significa que não se deve revelar tudo. Mas quando os tornozelos estão fechados enquanto se está sentado, isso pode ser um sinal de que se está a esconder alguma coisa, um sinal que os outros podem rapidamente detectar quando reparam nele.
Este gesto é comparável a "morder o lábio" - conter uma emoção negativa, que pode ser o medo, a ansiedade por causa de uma informação retida ou algo semelhante. Os homens que se sentam desta forma também costumam (1) colocar as mãos entrelaçadas nos joelhos ou (2) agarrar com força os braços da cadeira.
Alguns casos comuns em que os homens bloqueiam os tornozelos :
- Em situações difíceis como entrevistas de emprego, algumas pessoas sentam-se com os tornozelos fechados.
- Os arguidos que se sentam fora da sala de audiências antes da sua audiência têm mais probabilidades de ter os tornozelos bem fechados debaixo das cadeiras (para ajudar a controlar as suas emoções).
- As assistentes de bordo das companhias aéreas conseguem detectar viajantes apreensivos porque se sentam com os tornozelos fechados (especialmente durante as descolagens).
No entanto, se estiver numa situação em que as suas pernas estejam escondidas, os tornozelos fechados podem ser uma posição temporária para se acalmar. Faça-o com as mãos cruzadas no colo - e isso ajudará a melhorar a sua postura imediatamente.