Pensar depressa:

Onde comprar os melhores fatos do mundo?

Reúna um grupo de especialistas em estilo masculino e alguns dirão:

Londres, claro - Savile Row.

Outros dirão:

Tens de ir para Milão.

Quem tem razão? É uma questão de gosto, de opinião e, francamente, de visão do mundo.

Mas mesmo que esteja a comprar fatos em Duluth, Minnesota - a sua busca beneficiará com a aprendizagem dos prós e contras do estilo inglês vs italiano, dos efeitos que conseguem e das atitudes que representam.

1. atitude ao estilo inglês vs italiano

A base do contraste entre o estilo inglês e o italiano é uma diferença de atitude. Cada um provém de uma filosofia cultural distinta sobre a forma como um cavalheiro se relaciona com o mundo, muitas vezes de uma forma reservada ou extravagante.

Inglês reservado

O vestuário clássico para homem em Inglaterra coloca a ênfase no homem e não na roupa.

Um cavalheiro inglês deve misturar-se para que a roupa da sua acompanhante possa chamar a atenção.

O vestuário inglês pode parecer invulgarmente formal aos olhos dos americanos, mesmo aos olhos dos homens que gostam de estar bem vestidos.

Flamboyance italiana

Os homens italianos têm a reputação de serem pavões. Um presente italiano para a roupa masculina é o conceito de Sprezzatura - a arte elegante de se vestir de forma intencionalmente descuidada. Os exemplos podem incluir o uso de uma gravata com a lâmina de trás à mostra ou a barra da gravata torta, ou um colarinho artisticamente desgrenhado numa camisa elegante.

Com os pólos do seu mundo de estilo posicionados em Roma e Milão, criaram tradições distintas de vestuário masculino no norte e no sul do país - cortes simples e neutros sofisticados (pense em Armani) no primeiro, e looks arrojados em cores vivas no segundo (a la Dolce & Gabbana).

2. estilo inglês vs italiano cor

Regras de cores inglesas

Os ingleses usam normalmente cores escuras e neutras. O clima frequentemente cinzento significa que as cores brilhantes ficariam desbotadas. As camisas e os acessórios ganham um pouco mais de cor no Verão, mas os casacos e as calças mantêm-se neutros.

Para além das orientações sazonais, existe uma divisão tradicional de cores entre o vestuário do campo e o da cidade. No campo, as cores preferidas incluem tons de terra como o castanho ou o verde azeitona. Nos ambientes urbanos, as cores formais como o cinzento e o preto.

Regras da cor italiana (não)

O homem italiano com estilo é, historicamente, muito mais flexível. O tempo solarengo faz brilhar as cores vivas, por isso vale tudo, desde o verde-maçã ao azul celeste e ao fúcsia - mesmo para casacos e calças. Isto é especialmente verdade na parte sul do país.

Para além dos brilhantes excitantes, o estilo italiano clássico envolve muitos brancos e pastéis suaves. O branco e o esbranquiçado ficam muito bem com o tom de pele mediterrânico, e são ideais para roupas de tempo quente.

3) Fato de estilo inglês vs. italiano

Fato inglês

A estrutura é fundamental num fato inglês. Os casacos com ombros almofadados - feitos de tecidos rígidos e pesados - criam uma silhueta forte e imponente. A forma natural do corpo é escondida em favor de linhas rectas.

Outras características de um fato de estilo inglês incluem cavas altas, tecido extra nas calças (um corte nas calças, pregas duplas, uma cintura alta) e um corte baixo.

Fato de treino italiano

O fato italiano clássico é ajustado, seguindo as linhas naturais do corpo.

Os casacos têm ombros macios com um ligeiro acolchoamento e são normalmente fabricados com um tecido leve que se agarra ao corpo.

Clique aqui para obter todos os pormenores sobre os fatos britânicos, italianos e americanos.

Os casacos são quase sempre de um só peito, e a abertura e os botões são mais altos do que os de um fato americano ou inglês.

As calças têm uma cintura cónica e não têm folga.

Rolar para o topo