- Não use o telemóvel durante uma conversa
- Seja inteligente - preste atenção onde está e use o bom senso
- Cuidado com a localização
- Etiqueta no telemóvel e a regra dos 3 metros
Porque é que precisa de aprender etiqueta no telemóvel? No mundo actual, os telemóveis tornaram-se parte integrante da nossa vida profissional e pessoal, e pode ser difícil ser eficiente sem eles.
Ao mesmo tempo, porém, a utilização excessiva do telemóvel pode ser facilmente entendida como falta de educação pela maioria das pessoas.
Como é que um cavalheiro moderno pode usar o seu telemóvel e ser educado?
Cavalheiros, hoje vamos rever alguns princípios fundamentais de etiqueta básica do telemóvel que vos ajudarão.
Sem mais delongas, vamos aos princípios básicos da etiqueta do telemóvel.
Não use o telemóvel durante uma conversa
Esta é fácil - mantenha o telemóvel afastado quando estiver a falar com outra pessoa. Acredite ou não, isto inclui qualquer situação social, desde pagar adiantado ao caixa até falar com o seu colega de trabalho ou chefe.
Certifique-se de que dá toda a sua atenção à outra pessoa.
A cortesia aplica-se a todos, e a etiqueta do telemóvel não é excepção. Utilizar o telemóvel desta forma transmite a ideia de que a conversa em curso não lhe interessa e que o seu ecrã é mais interessante.
Não se esqueça de mostrar sempre à outra pessoa o respeito que merecem.
Seja inteligente - preste atenção onde está e use o bom senso
Apesar de ser rude falar e enviar mensagens de texto à frente dos outros, há excepções em todas as regras.
Talvez esteja à espera de uma chamada importante de uma ama, de um médico ou da sua mulher. Ninguém o deve censurar por atender uma chamada nestes casos, mas há uma forma correcta de o fazer.
Clique aqui para saber como segurar o telemóvel como um chefe quando atende uma chamada.A etiqueta correcta do telemóvel significa avisar o seu interlocutor de antemão de que está à espera de uma chamada séria. Quando esta chegar, basta desculpar-se e não haverá danos.
Cuidado com a localização
Não sabe quando deve usar o telemóvel na DGV ou no teatro? Diferentes locais têm expectativas diferentes em relação à etiqueta do telemóvel.
Se for ao cinema ou a uma peça de teatro, deve manter sempre o telemóvel a vibrar - se possível, sem som. O som da vibração pode ser perturbador no silêncio de uma sala de cinema.
Pratique manter o telefone no modo silencioso por defeito.
Considerando o tempo que os olhos humanos demoram a adaptar-se ao escuro, imagine como seria irritante ver um bloco de luz brilhante aparecer umas filas abaixo.
Se estiver na sala de espera da DGV ou no consultório do seu médico, não há problema nenhum em navegar no telemóvel e responder a mensagens de texto. Embora não haja problema em atender chamadas, tente mantê-las breves e directas.
Por outras palavras, os homens devem ter sempre em conta o local quando se trata do seu telemóvel. Quanto mais se espera da sua atenção, menos deve puxar do telemóvel.
Etiqueta no telemóvel e a regra dos 3 metros
Digamos que recebe aquela chamada de emergência que disse estar à espera e que é altura de sair.
A boa etiqueta do telemóvel é colocar cerca de 3 metros entre si e o edifício ou a sala de onde se afastou. Não é necessário ser exacto, mas a ideia é evitar que a sua chamada seja perturbadora e vice-versa.
Acima de tudo, é uma boa forma de manter os seus assuntos privados e evitar que os outros saibam da sua última erupção cutânea.